Coordenação e Supervisão Pedagógica. Aula III.
Escola
gera conhecimentos.
O principal objetivo da administração deve ser assegurar prosperidade ao patrão e seus funcionários, devendo formar e aperfeiçoar os funcionários da empresa, sendo que o patrão coordena o trabalho a fim de lucros através da força de trabalho.
As escolas existem para se formar cidadãos, porém não pode separar administração escolar e a pedagogia, a escola é diferente das empresas visto por Karl Marl - 1867 tudo vira produto e tudo pode ser vendido comparando que tanto a escola como uma fábrica servem para o mesmo fim para mais valia, sendo que o administrador deve enriquecer o empresário, José Quirino - 1968 defende que a escola é uma empresa qual atende seus alunos, têm funcionários, exige financiamentos, produção de massa, alta produtividade para atender o mercado social, tendo técnicas complexas.
Na empresa o proprietário
domina o trabalhado sendo que essa lógica não é possível dentro da escola,
devido termos políticos e técnicos, na escola queremos produzir seres humanos
históricos, o processo administrativo na educação é conviver com o outro de
forma democrática, sendo conteúdo da pedagogia, tendo uma postura dirigente e
não dominante, alguém que dirige o esforço coletivo dos professores orientando
para um fim comum, o domínio do saber escolar por parte dos alunos.
Defende a ideia que o
diretor da escola deve ser um educador e não um administrador de empresas,
sendo que a escola não é empresa, educadores não são gerentes o trabalhado
dentro da escola é livre e autônomo, fazendo com que seus alunos também seja.
Referência: https://youtu.be/qBcYm_1c1rg

Comentários
Postar um comentário