Coordenação e Supervisão Pedagógica. Aula IV.
Planejamento Pedagógico.
Diariamente planejamos situações sendo que esse processo busca equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, sempre visando bons resultados. Antes de planejar refletimos a tomada de decisão sobre a ação, verificamos as previsões de necessidades, materiais e recursos humanos para concretizarmos os objetivos no prazo determinado e etapas definidas.
No planejamento consideramos as condições presentes, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosóficos, culturais, econômicos e políticos. O ato de planejar está dentro da educação com características básicas como: evitar improvisos, prever o futuro, nortear
caminhos apropriados para a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação.
Os objetivos gerais do planejamento são: o trabalho em conjunto dos profissionais da escola nos diferentes turnos, desenvolver ações coletivas para resolução de problemas, garantir uma educação de qualidade, ter diálogo aberto entre escola-família para solucionar problemas e ter sugestões, ter a
ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola, acompanhar o processo de ensino aprendizagem atuando junto com docentes e alunos e pais analisando e visando melhoria.
Os objetivos específicos na área de atendimento ao corpo docente são: auxiliar o corpo docente na elaboração e implementação do planejamento anual, promover encontro e reuniões com temas relevantes, estimular o uso dos recursos tecnológicos existentes na escola, auxiliar e apoiar na implementação de projetos desenvolvidos, analisar e refletir sobre o processo de avaliação,
existência de um conselho de classe que forneça dados e informações importantes para o processo ensino aprendizagem colhendo dados e informações que ajudem no trabalho do professor e o acompanhamento dos professores de apoio pedagógico e da sala de recursos, dando suporte aos
mesmos.
Na área de atendimento aos alunos deve: ter interação com as tecnologias presentes na escola, colher dados e pesquisas que auxiliem o trabalho junto com o professor, acompanhar e incentivar os alunos para o desenvolvimento de projetos e ações educativas, observar de forma sistemática e assistemática
o desempenho do aluno tendo como finalidade agir de forma preventiva, promover dinâmicas em grupo para socialização e desenvolvimento de valores, acompanhar o desenvolvimento escolar visando à melhoria e registrar o desempenho da turma e individual de cada aluno, como também comportamentos inadequados, ter momentos de reflexões para melhorar o relacionamento aluno-aluno e aluno-professor e acompanhar e garantir o desenvolvimento do aluno na sala de apoio e de recursos.
Área de atendimento à família: ter palestras e encontros com temas educativos, orientar os pais procedimentos que auxiliem no rendimento escolar do aluno, informar a frequência e rendimento escolar do aluno, ter ações culturais que aproxime a família da escola, ter diálogo aberto para solucionar problemas aceitando sugestões e colher dados e pesquisas de melhoria para o processo ensino aprendizagem.
As estratégias que devem ser tomadas são: reuniões pedagógicas com os temas diretrizes curriculares, avaliação, metodologia, etc., reunião quinzenal entre a equipe pedagógica, conselho de classe, acompanhamento da hora atividade, tratar temas emergenciais, elaborar gráficos sobre rendimento escolar, reunião bimestral de pais, palestra com os pais mostrando a importância da família na aprendizagem do aluno, palestra com a comunidade escolar, apoio técnico nas campanhas promovidas pela SEED/NRE, coleta de dados da comunidade para subsidiar as ações em 2006/2007/2008, atender e entrevistar os alunos e os pais sempre que necessário, observar o comportamento dos alunos para interver caso necessário e encontros periódicos com os professores da sala de apoio e sala de recursos para verificar melhoria das atividades.
ok
ResponderExcluir